sábado, 5 de novembro de 2011
Kinect: Noticias depois de um ano de lançamento
Hoje, dia quatro de novembro, o Kinect completa um ano de vida. De lá para cá, algumas promessas foram cumpridas, outras não, alguns bons jogos foram lançados, outros nem tanto. A Arkade faz um balanço deste período na “vida” do periférico, para você ter uma ideia de como foi este primeiro – e literalmente movimentado – ano do Kinect.
Em um ano o Kinect:
Vendeu mais de 10 milhões de unidades entre novembro de 2010 e março de 2011.
Entrou para o Guinness como o “o produto eletrônico de consumo com as vendas mais rápidas da história”, depois de conseguir 8 milhões de vendas em apenas 60 dias.
Possui mais de 60 games compatíveis, sendo que pelo menos 20 são exclusivos do Xbox 360 (games com o selo “Requires Kinect Sensor“)
Entre jogos que podem ser jogados com o Kinect (a linha “Better with Kinect“, onde o periférico é opcional) temos mais de 20 títulos
Foi responsável por aumentar em 55% os lucros do setor de entretenimento e dispositivos da Microsoft. Foi um salto de US$ 2,4 bilhões para US$ 3,7 bilhões em apenas 2 meses.
Aumentou a venda de consoles Xbox 360 (com o bundle Xbox + Kinect) em mais de 45%.
Ganhou uma versão compatível com PCs, com SDK (Software Development Kit) oficial da Microsoft e tudo.
Sua tecnologia já foi utilizada para centenas de projetos científicos, tanto hobbies malucos quanto projetos sérios de desenvolvimento de softwares voltados para acessibilidade.
Em uma pesquisa realizada em nossa página oficial no Facebook, 59% dos votantes afirmaram que estão satisfeitos com seu Kinect e/ou pretendem comprar um Kinect um dia. Já 40% de nossos votantes afirmaram que não pretendem comprar um Kinect.
Baseado nestes números, podemos afirmar que, se tem uma coisa que o Kinect fez bem foi aumentar o lucro da Microsoft. Mas não foi só isso: se você acompanha o periférico desde o início, sabe que ele já passou por algumas atualizações que melhoraram signifiticativamente seu desempenho.
E a Microsoft honrou as promessas que fez? Sim e não: no início, o Kinect sequer “enxergava” os dedos do jogador, as mãos eram um bloco só. Agora, ele já consegue discernir movimentos e comandos dos dedos: o aplicativo Sparkler distingue movimentos com a mão fechada de movimentos com dedos levantados.
Já o Kinect Avatar serve para mostrar o avanço da tecnologia no campo do reconhecimento de movimentos faciais.
Porém, aquelas experiências mais avançadas, como o revolucionário Project Milo de Peter Molineux ou um game de skate permite que você use seu próprio skate no game, ainda não saíram do papel.
Mas o Kinect já virou uma boa aquisição para os gamers hardcore? Não. Porém, vale ressaltar que o Kinect é um adendo, e não entrou para substituir o controller. Sendo assim, o Kinect pode agradar os gamers casuais, enquanto os gamers hardcore continaum jogando Gears of War com seus controllers.
Vale lembrar que, para aumentar a integração do Kinect, em breve a Microsoft vai lançar uma atualização de sua dashboard, que será reformulada para integrar ainda mais os comandos de voz e por gestos ao menu principal do Xbox 360.
Independente dos rótulos casual e hardcore, é fato que alguns jogos para Kinect podem ser bem divertidos, especialmente para se jogar com os amigos. Ainda hoje, vamos publicar uma lista de bons jogos para você tirar o pó do seu Kinect! Não perca!
Fontes: Arkade
Postado por
Bruno Akimichi
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